domingo, 1 de março de 2015

Bois desfilam neste domingo no Recife Antigo

Neste domingo, dia 1º de março, Pernambuco comemora o Dia da Cultura dos Bois, uma das mais importantes expressões da cultura pernambucana, juntamente com o maracatu, os ursos e caboclinhos, que normalmente se apresentam durante o período carnavalesco. Hoje à tarde, dezenas de "bois de Carnaval" farão um grande cortejo pelo bairro do Recife Antigo. A concentração acontece às 15h, no Marco Zero. 

A data oficial da Cultura dos Bois é 28 de fevereiro e faz uma referência ao primeiro registro da confecção de um boi no Brasil. Atualmente, em Pernambuco, existem cerca de 300 agremiações de bois, reunidas na Federação de Bois e Similares do Estado de Pernambuco. 

Participam da festa desta tarde, grupos de diversos municípios do Estado, como o Boi Maracatu, de Arcoverde; o Boi Faceiro, Boi de Mainha, Boi Tatatá, Boi D´Loucos, Boi Cara Branca (Limoeiro), Boi Glorioso (Bonito), Boi Diz Nove (Timbaúba), Boi Camará (Camaragibe), Boi Sorrizo (Jaboatão dos Guararapes), Boi da Mata, Boi Malabá e o Boi Mimoso.

Também participarão da festa o Urso Cangaçá, Urso Zé da Pinga e o Pastoril Giselly Andrade. O cortejo começa a partir das 16h30, saindo do Março Zero, passando pela Avenida Marquês de Olinda, Ponte Maurício de Nassau e Rua 1º de Março, até chegar à Praça do Diário, onde ocorrerá a dispersão.

Manifestação - O presidente da Federação de Bois e Similares do Estado de Pernambuco, Aelson da Hora, diz que a cultura popular dos bois ainda é carente de marcos legais e "por isso é importante celebrar o que já conquistamos e promover os grupos que mantém vivas essas tradições". Segundo ele, "as agremiações de bois são verdadeiras riquezas da nossa cultura e precisam ser fortalecidas", principalmente nas cidades com maior presença deste tipo de manifestação, como Aliança, Arcoverde, Bonito, Limoeiro, Paudalho e Timbaúba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário